segunda-feira, 20 de junho de 2011

Lançamento: LEVE-ME COM VOCÊ

De forma leve e divertida o francês Paul Desalmand conta sobre o livro de uma outra visão: Dele mesmo. O livro desta história nasce com duzentos e trinta gramas e viu a luz na gráfica de La Manutention em 17 de junho de 1983 às 16h37 e vão de conversas no fundo de estoque, a cobrir o corpo nu de ‘sua bonitinha’, ser lido por mendigo para mendigos até seu fim no continente africano.
Os encontros noturnos com os companheiros levam a conversas intrigantes. É o momento em que, pelo jogo das proximidades, Ana Karênina encontra San-Antonio, que papeia com um dicionário de citações que faz a corte a Virginia Woolf, ou, o Crime e Castigo de Dostoievski, em que o livro declara: “Só matei um piolho, Sonia um piolho inútil e nocivo” ou discussão entre Mauriac, Malraux, Malherbe, Marx e Maquiavel.
Um livro que pode parecer até leve de mais, mas que qualquer leitor informado consiga se sentir em um dos momentos parte da história ou ficar surpreendido com a riqueza citações e de autores, não fugindo os brasileiros.
As aventuras desde opúsculo começa na primeira ida à livraria, é abandonado no fundo de um depósito, protegendo uma leitora estendida na praia do sol de verão, embarcado para a África, acompanhando um mendigo sob as pontes de Paris, em posição de sentido na biblioteca de Nevers, ganha notoriedade em um romance passageiro até chegar à deterioração, que é a velhice dos livros e ao desenlace final...
Todos carregamos em nossa existência esses velhos companheiros. Tem-se quase a impressão de que se agarraram, que se grudaram a nós. Livros da infância que acreditávamos perdidos de vez e que estavam escondidos ali, sempre presentes, sempre fiéis, com a tinta um pouco mais desbotada, o papel amarelado. Cada dobra que apresentam corresponde a uma de nossas rugas. Eis a história de um deles. Melhor que muitos ensaios, este romance nos mostra a que ponto os livros existem para nós, quanto têm sido importantes e quanto ainda o serão.

Sobre o autor:
Paul Desalmand nasceu a 24 de agosto de 1937, às seis horas da manhã (tal precisão é dirigida aos astrólogos), numa aldeia na Alta Savoia, França. Da própria origem ele diz, parafraseando Tchekov: “Nasci no povo. Não me vão impingir a lenda das virtudes populares”. Professor e posteriormente escritor e crítico, publicou entre 50 e 60 obras de diversos gêneros (livros escolares, histórias para crianças, crítica literária, história, etc.), dentre as quais Cher Stendhal, Un pari sur la gloire, Écrire est un miracle – todos da Éditions Berenice – e Picasso par Picasso, da Éditions Ramsay.

Dados Técnicos:
Título: LEVE-ME COM VOCÊ
Subtítulo: AS AVENTURAS DE UM LIVRO VIAJANTE
Autor: Paul Desalmand
Tradução: Myriam Campello
Assunto: Literatura francesa
ISBN: 9788563739032
Número de páginas: 176
Formato: 21 X 14
Encadernação: brochura
Edição: 1ª – 2011
Preço: R$ 44,00

DGNK Assessoria de Imprensa
11- 3070-3336
11 - 8273-6669
www.dgnk.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário