terça-feira, 9 de março de 2010

Riobaldo Agarra sua Morte - E outros ensaios contingentes

Com talentos combinados de jornalista e filósofo, Fabiano de Lana cria um texto de interesses gerais com forma leve e agradável e é capaz de misturar Michel Jacson e seu envolvimentos com escândalos de pedofilia, mensalão, a morte de Eva Perón, o Grande Sertões Veredas entre outros pensamentos. O livro se divide em três textos: Diga-me uma coisa que te convence que eu te direi quem és, em outro em Silêncio aos que crêem discorre sobre a fé com suas coerências e incoerências. No terceiro Riobaldo Agarra sua Morte discute o Grande Sertão Veredas.

Todos assuntos são recheados com trechos de Freud, Kierkegaard, Dostoievski, Nietzsche, Proust, Sartre entre outros escritores. Os pensadores “tradicionais” estão presentes, mas não é para dar um toque erudito à obra. Ao contrário, são chamados para debater ou esclarecer pontos de vista de interesse até mesmo do leitor mais desavisado nas teorias filosóficas. Segundo Fabiano Lana, o livro não tem pretensões de discutir grandes questões apenas, mas buscar o que há de filosófico nos nossos cotidianos aparentemente triviais:

“Desenvolvi os assuntos que me interessavam, eu estava em uma fase de descoberta do existencialismo. Uma parte foi escrito enquanto eu cursava a faculdade de filosofia, mas nunca para uma matéria. Eu fazia ao contrario, escrevia o os textos aleatoriamente e depois tentava encaixá-los nos trabalhos. No caso do Guimarães, em Riobaldo Agarra sua Morte fiz uma maratona, em 4 meses mergulhei no Grande Sertão Veredas e criei um estudo metódico e o trabalho que está no livro”.

Em um dos trechos citados de Blackburn faz com que o leitor, que inicialmente está perplexo com as comparações e análises, fique mais curioso para continuar a leitura, “Se tivermos pouco apetite por problemas, podemos ficar simplesmente indiferentes às nossas dificuldades. Entretanto, as dificuldades têm seu jeito de defender sua mordida” o autor explica:

“Entrei para o jornalismo (na Universidade Federal de Minas Gerais) por imaginar que seria uma profissão que me manteria em contato com “tudo” o que ocorresse, onde nada poderia ser descartado. De fato, trabalhei com publicações para produtores rurais, fui repórter policial de crimes escabrosos, escrevi sobre esportes e política. Em 1997, como repórter do Jornal do Brasil, fui transferido para Brasília, cidade onde até hoje trabalho como jornalista. No JB, fiz cobertura do Palácio do Planalto, Congresso, Campeonato Brasileiro de 1996 e 1997, toda essa experiência e mais minha inquietação intelectual me fez escrever esse livro”.

Contatos com o autor:

fabianolana@terra.com.br

61-81168252

Dados técnicos:

Riobaldo Agarra sua Morte - E outros ensaios contingentes

Fabiano Sabino de Lana

Formato 14x21 cm, 160 páginas

ISBN 978-85-391-0038-5

Editora Annablume

Valor: R$ 30,00

Fabiano de Lana:

Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1972. Vem de uma família de profissionais liberais, mas que teve origem rural. É formado em jornalismo pela Universidade Federal de Minas e teve passagens em publicações rurais, repórter policial, esportes e política. Em 1997, como repórter do Jornal do Brasil, quando é transferido para Brasília, e trabalha com cobertura do Palácio do Planalto, Congresso. É formado em filosofia pela Universidade de Brasília e hoje trabalha com assessoria política.

Nicolau Kietzmann
Assessoria de imprensa
nicolau@dgnk.com.br
11-8273-6669
11-3070-3336
skype:nkp161

Nenhum comentário:

Postar um comentário