sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Brasileira é uma das escolhidas da América Latina para participar da competição TH!NK ABOUT IT 2009 sobre Mudanças Climáticas




Brasileira é uma das escolhidas da América Latina para participar da competição TH!NK ABOUT IT 2009 sobre Mudanças Climáticas

Deborah Goldemberg, escritora brasileira, foi convidada para o lançamento do TH!NK ABOUT IT (PENSE N!SSO) 2009 em Copenhaguem, nos dias 21 e 22 de Setembro, para receber um treinamento de jornalistas especializados em meio ambiente e imergir em uma sociedade com grande preocupação com sustentabilidade. Hoje participa da competição mundial direcionada à blogosfera em que os ganhadores participarão da COP 15, Copenhaguem, em Dezembro de 2009, acompanhando a imprensa.
Quem: A ONG EJC (European Journalism Centre) realiza a segunda edição de sua competição anual de blogueiros internacionais, TH!NK ABOUT IT, sobre o tema de mudanças climáticas com a participação de 81 blogueiros de diversos países europeus, além de convidados especiais do Brasil, Índia, China, África do Sul e Estados Unidos. O evento é patrocinado pela União Européia.
Quando: A competição foi lançada em 21 de Setembro, em Copenhaguem, e dura três meses.

Como: Os blogueiros convidados participaram de um evento de lançamento em Copenhaguem, onde foram treinados por jornalistas que atuam no tema ambiental (da National Geographic, Der Spiegel etc) e visitaram uma ecovila dinamarquesa. A partir daí, os blogueiros tem que postar no mínimo três posts por mês no blog criado pela EJC. Os posts de maior sucesso serão premiados com equipamentos tecnológicos e as três melhores atuações serão premiadas com um Mac Pro e a ida para a COP 15 (Conferência do Clima - Copenhaguem) em Dezembro de 2009 acompanhando a imprensa.
Onde: Copenhaguem, Dinamarca - http://climatechange.thinkaboutit.eu/think2/
Porque: O objetivo da competição é encorajar os blogueiros mundiais a desenvolverem textos sobre o tema das mudanças climáticas e como isso vêm afetando suas vidas.

Deborah Goldemberg:
Quem: Deborah um de três participantes que representam o Brasil na competição. Deborah Goldemberg nasceu em São Paulo, em 1975, é antropóloga e escritora. Atuou na área de desenvolvimento local sustentável no Norte e Nordeste do Brasil durante uma década. Estreou com o livro Ressurgência Icamiaba (Selo Demônio Negro, Ed. Annablume, 2009), após publicar diversas crônicas e poemas em coletâneas. Agitadora da literatura transbrasileira e multiétnica, foi curadora do I Sarau das Poéticas Indígenas da Casa das Rosas (2009). Na blogosfera é colunista do blog internacional Global Voices (projeto desenvolvido pela Universidade de Harvard) e da revista eletrônica de Oca das Letras.
- Posts pelo Global Voices: http://pt.globalvoicesonline.org/author/deborah-icamiaba/
O que? Para sua participação do TH!NK ABOUT IT 2009, Deborah criou a personagem fictícia Tatik, uma antropóloga indígena, que vive em Montik, e está em Copenhaguem fazendo pesquisas antropológicas sobre a Eco Sociedade sob a supervisão do Professor Loitik. A idéia é lançar um olhar antropológico sobre o universo dos militantes ambientais, caracterizando sua visão de mundo e suas falácias.
Onde: http://ressurgenciaicamiaba.blogspot.com/ e http://climatechange.thinkaboutit.eu/think2/blogger/goldemberg
Contatos: 11 5052-7384 ou 9954-0982. E-mail: http://br.mc655.mail.yahoo.com/mc/compose?to=debbiegoldemberg@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário