quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Curso de férias faz escritores amadores “saírem da gaveta” na Casa de Mário de Andrade

Curso de férias faz escritores amadores “saírem da gaveta” na Casa de Mário de Andrade

Para quem escreve cartas de amor desde a adolescência e, desde então, continua escrevendo em caderninhos e pretende começar um romance, sempre na obscuridade, este curso promete uma revolução.
A escritora Deborah Goldemberg, que ministra o curso, passou quase duas décadas escrevendo um diário até ter coragem de largar o emprego e apostar na carreira de escritora. Aproveitou a onda dos blogs para tomar coragem de “sair da gaveta” e não parou mais. Hoje, com dois livros publicados, caminha para o lançamento de seu primeiro romance Valentia, premiado pelo Governo do Estado de São Paulo (PROAC).
“Há um impasse no início da carreira do escritor, um tabu em se assumir como tal, que atrasa ou impede muita gente talentosa de se aventurar na literatura”, diz Deborah. Algumas das pérolas da literatura brasileira demoraram para se assumir como escritores, como a poeta Adélia Prado que só publicou seu primeiro livro aos 40 anos, após tomar coragem de enviar seus escritos para Carlos Drummond de Andrade. Outro caso é o de Helena Morely, autora de Minha Vida de Menina, considerado um dos livros mais importantes da literatura brasileira, que só veio publicá-lo quando tinha 62 anos”.
O método do curso é interativo e exigirá atividades fora da sala de aula. “Além de palestras, reflexões, leituras e bate-papo com autores, quero que os alunos saiam daqui com blog montado, tendo recitado em saraus paulistanos e até feito uma pequena publicação independente. Ou seja, tendo vivenciado a vida de um escritor contemporâneo.”
Para os interessados, o curso é gratuito e as inscrições vão até 27 de Janeiro.
Informações:
Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA: DO RASCUNHO NA GAVETA AO PRIMEIRO LIVRO

Coordenação: Deborah Goldemberg.

2 a 16/2 – terças e quintas-feiras – 14h às 17h.
Público: interessados em iniciar carreira literária, a partir de 18 anos.
Inscrições: 5 a 27/1.
Seleção: carta de interesse.
15 vagas
Maiores informações, ver site da Casa Mário de Andrade
Sobre Deborah Goldemberg
Antropóloga e escritora, Deborah Goldemberg é autora de “Ressurgência Icamiaba” e “O Fervo da Terra”. Foi curadora do I e II Sarau das Poéticas Indígenas da Casa das Rosas; é colunista da revista “Hebraica”; ganhou o prêmio PROAC 2011 do Governo de São Paulo para a publicação do seu primeiro romance, “Valentia”. Mantém o blog http://ressurgenciaicamiaba.blogspot.com




2 comentários:

  1. maravilha de escritora!

    ResponderExcluir
  2. Poxa gente, tinham que lançar um horário mais compatível com quem trabalha. Fiquei com muita vontade de fazer o curso, mas em horário comercial não há chances!

    Por favor vejam a possibilidade de um curso aos sábados!!

    ResponderExcluir