quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Lançamento da HQ Menthalos - Dia 28 de janeiro de 2010, quinta-feira, às 19h30.




Com um roteiro baseado nos valores sadomasoquistas, escrito pelo Prof. Dr. Antonio Vicente Seraphim Pietroforte da Universidade de São Paulo (USP) de Letras e crivado pelos traços do jovem quadrinista Jozz (Jorge Otávio Zugliani), a HQ está repleta de cenas provocantes que fazem o leitor refletir sobre a temática da dor e do prazer.

O tema central desta novela gráfica sadomasoquista pauta-se no discurso anti-super-herói de Menthalos e suas companheiras com ênfase para a podolatria e erotismo, como conta Vicente:

“É praticamente uma ‘epopéia pessoal’, sem dúvida, entretanto dialoga com temas sociais – o sadomasoquismo, a religião, a música e semiótica. Numa primeira leitura, Menthalos pode parecer fruto de delírios gráficos, cujo texto teria função de coordenar imagens quase aleatórias, com frases muitas vezes sem sentido imediato, todavia, as articulações entre os temas e as figuras vão além disso”.

Vicente ainda complementa:

“O conjunto da obra precisa ser lido com atenção pois em tempos em que a facilidade, a favor da rapidez, tende a banalizar quaisquer conteúdos, fica fácil apelar para o ‘sem sentido’ diante das dificuldades dos percursos da leitura, banalizando assim, mais uma vez, a semiose dos textos mais complicados. Menthalos pede, antes de tudo, uma desaceleração do tempo de leitura e uma reflexão um pouco mais detida a respeito da construção do sentindo e das diversas ordens conceituais que contribuem para a forma, em sua semiótica Menthalos busca resistir à banalização da significação não por meio do ‘sem sentido’, mas pela complexificação dele.”

Dados Técnicos:
Formato: 21x28cm, 92páginasISBN: 978-85-6314105-7

Contatos:
Antonio Vicente Seraphim Pietroforte:
e-mail: avpietroforte@hotmail.com
telefones: 11 3721 1885/ 11 7667 5296
http://www.aparatoestranho.blogspot.com/

Jozz:

e-mail: jozz@uol.com.br
telefones: 11 2639 0662/ 11 8287 0662
http://www.jozz.com.br/

Antonio Vicente Seraphim Pietroforte:

Formado em Português e Linguística na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Fez o mestrado, o doutorado e a livre-docência em Semiótica na mesma Faculdade, onde leciona desde 2002 no Departamento de Linguística. Atua nos cursos de graduação em Letras e no curso de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral. Publicou recentemente pela editora Annablume Análise textual da história em quadrinhos – uma abordagem semiótica da obra de Luiz Gê (2009). Tem outras publicações, algumas das quais: A musa chapada (poesias, Demônio Negro,2008), composta com o poeta Ademir Assunção e o artista plástico Carlos Carah; Concretos e delirantes (poesias, Demônio Negro, 2008); Os tempos da diligência (poesias, [e] editorial, 2009). É um dos editores do Selo [e] da editora Annablume.

Jozz:

Jorge Otávio Zugliani, ou Jozz, nasceu em 1983, em Jaú, interior de São Paulo. Se formou em 2006, como designer gráfico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Cursou Quanta Academia de Artes, trabalhou em editoras de livros e revistas, além de produtoras de tv e cinema. Edita desde 2005 a revista Zine Royale de quadrinhos e ilustrações. Lançou em 2008 o livro O Circo de Lucca, uma HQ em metalinguagem, pela Editora Devir. Ainda em 2008, ganhou o Troféu HQMIX na categoria Desenhista Revelação. Segue trabalhando em seu próprio estúdio.

Nicolau Kietzmann
Assessoria de imprensa
nicolau@dgnk.com.br
www.annablume.com.br
11-8273-6669
11-3070-3336
skype:nkp161

Nenhum comentário:

Postar um comentário