terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Site Musa Rara – Literatura e Adjacências


Site Musa Rara – Literatura e Adjacências

A arte verdadeira é inspiradora e fascinante, mas difícil de encontrar. Ainda mais na internet, onde há de tudo um pouco. O recém-lançado site literário Musa Rara se propõe a ajudar o público cybernético a encontrar agulhas no palheiro, ou, musas raras na literatura contemporânea.

Para Edson Cruz, poeta e coordenador da iniciativa, “A Web é terra de ninguém e alguém precisa fazer uma seleção, apontar o que é de qualidade. A missão do Musa Rara é fazer essa seleção de conteúdo, dar ao leitor segurança de que ele vai e encontrar ali conteúdo de valor.” 

Para isso, ele conta com mais de 30 colunistas fixos, críticos literários, jovens escritores de talento e, até, integrantes da Academia Brasileira de Letras. Dentre eles há, entre colaboradores e colunistas, o filósofo Antonio Cicero, e a escritora Andréa Del Fuego, que acaba de ganhar o Prêmio Saramago de Literatura com o romance Os Malaquias, o poeta Affonso Romano de Sant´anna, a pesquisadora de Semiótica, Lucia Santaella, o poeta e tradutor Augusto de Campos, entre outros expoentes do meio literário nacional.

O namoro entre a literatura e a internet propicia também outras facetas interessantes, como a interatividade. No site do Musa Rara, o leitor pode dialogar com seu autor favorito, trocar ideias ou até mesmo criticar poetas que não goste. Há um espaço de debate criado especificamente para esse tipo de interação, chamado Musa na Mesa. “É o coração do site, porque é um espaço livre e sem mediação. Se alguém beber demais e desabafar on-line, no dia seguinte não há como voltar atrás,” diz Edson Cruz.

O site conta ainda com um espaço para TV, que proporcionará aos leitores entrevistas com autores, cobertura da cena literária e interferências audiovisuais.

O Musa Rara busca ainda eliminar barreiras geográficas e econômicas na literatura. “Queremos abrir espaço para autores de várias regiões do país, ir além do eixo Rio–São Paulo. A internet permite isso, porque nela não há fronteiras ou custos,” diz Cruz. Com boa cobertura nacional, o site pretende ainda atravessar barreiras internacionais e incorporar colaboradores da América Latina e de Portugal. A expectativa de visitação e interação é superar a marca do Cronópios, site literário que Edson Cruz pilotou até 2009 que chegava a atingir 120.000 visitas de usuários únicos por mês.

Para conhecer, basta clicar em: http://www.musarara.com.br/

Informações:

Deborah Kietzmann Goldemberg
http://ressurgenciaicamiaba.blogspot.com/ 
(visite também http://fervodaterra.blogspot.com/)
Skype: deborah.icamiaba

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Curso de férias faz escritores amadores “saírem da gaveta” na Casa de Mário de Andrade

Curso de férias faz escritores amadores “saírem da gaveta” na Casa de Mário de Andrade

Para quem escreve cartas de amor desde a adolescência e, desde então, continua escrevendo em caderninhos e pretende começar um romance, sempre na obscuridade, este curso promete uma revolução.
A escritora Deborah Goldemberg, que ministra o curso, passou quase duas décadas escrevendo um diário até ter coragem de largar o emprego e apostar na carreira de escritora. Aproveitou a onda dos blogs para tomar coragem de “sair da gaveta” e não parou mais. Hoje, com dois livros publicados, caminha para o lançamento de seu primeiro romance Valentia, premiado pelo Governo do Estado de São Paulo (PROAC).
“Há um impasse no início da carreira do escritor, um tabu em se assumir como tal, que atrasa ou impede muita gente talentosa de se aventurar na literatura”, diz Deborah. Algumas das pérolas da literatura brasileira demoraram para se assumir como escritores, como a poeta Adélia Prado que só publicou seu primeiro livro aos 40 anos, após tomar coragem de enviar seus escritos para Carlos Drummond de Andrade. Outro caso é o de Helena Morely, autora de Minha Vida de Menina, considerado um dos livros mais importantes da literatura brasileira, que só veio publicá-lo quando tinha 62 anos”.
O método do curso é interativo e exigirá atividades fora da sala de aula. “Além de palestras, reflexões, leituras e bate-papo com autores, quero que os alunos saiam daqui com blog montado, tendo recitado em saraus paulistanos e até feito uma pequena publicação independente. Ou seja, tendo vivenciado a vida de um escritor contemporâneo.”
Para os interessados, o curso é gratuito e as inscrições vão até 27 de Janeiro.
Informações:
Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA: DO RASCUNHO NA GAVETA AO PRIMEIRO LIVRO

Coordenação: Deborah Goldemberg.

2 a 16/2 – terças e quintas-feiras – 14h às 17h.
Público: interessados em iniciar carreira literária, a partir de 18 anos.
Inscrições: 5 a 27/1.
Seleção: carta de interesse.
15 vagas
Maiores informações, ver site da Casa Mário de Andrade
Sobre Deborah Goldemberg
Antropóloga e escritora, Deborah Goldemberg é autora de “Ressurgência Icamiaba” e “O Fervo da Terra”. Foi curadora do I e II Sarau das Poéticas Indígenas da Casa das Rosas; é colunista da revista “Hebraica”; ganhou o prêmio PROAC 2011 do Governo de São Paulo para a publicação do seu primeiro romance, “Valentia”. Mantém o blog http://ressurgenciaicamiaba.blogspot.com